quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Quando realidade e fantasia são uma coisa só

Outro dia me perguntaram se era eu quem escrevia aqui e se eu era a protagonista  das estórias. E eu respondi rindo: "Não, na verdade os protagonistas são os meus dedos, controlados pelo meu cérebro". O instigante de poder escrever é que podemos criar seres, personagens, situações, mundos e até mesmo contar nossos próprios feitos sob o nosso ponto de vista. Não sou muito de falar, guardo em mim as sensações e os monólogos de mim comigo mesma. Não existem nas estórias duas palavras com 7 letras: verdade ou mentira. Apenas existe, e é. Tudo tem sua existência inexplicada, o segredo tá dentro de quem escreve. E quem escreve ilusão gosta de aumentar os limites, engrandecer a estória, por que se não, qual seria a graça de pelo menos não dar asas pra imaginação? Na verdade a ilusão não existe, porque ela só existe na nossa realidade, quando nos iludimos com algo que achamos ter sido/ser real (pra existir ilusão ela precisa ser real?). O que realmente vive é a nossa imaginação, o melhor lugar em que escolhemos ir. Somos feitos de sonhos, são eles que alimentam a nossa alma. Uma técnica legal quando se quer muito alguma coisa é imaginá-la exatamente como queremos, afinal, pensamento é força, como confirmam os experts do livro/filme O Segredo. Assim, acredito que a imaginação possa ser real, porque não deixa de ser uma "força pensada".

domingo, 24 de outubro de 2010

# Just 2 #

É sempre tempo de falar de amor, seja nas férias, em meio a correria da vida...Mas nada melhor que sentar no sofá com a pipoca, guloseimas e a pré-fragilidade diante dos clássicos filmes românticos. Dramas românticos, comédias românticas, filmes de ação que envolvem a fúria de um amor; o amor que ultrapassa vidas; amor entre seres diferentes; amor que independe do nível social...amor!
Na seção de um "bom preenchimento do tempo nas férias", os filmes sempre estiveram inclusos nas atividades da folga prolongada. Adoro poder rever essa lista com as imagens e relembrar as emoções de cada estória, acho que quem já viu a maioria deles também, principalmente quem aprecia essa arte. Tá aí uma lista de imagens com filmes diferentes, mas que giram em torno de uma mesma essência. Um bom pedido nas férias =) 


The lake house - A casa do lago


Serendipity - Escrito nas estrelas


Pretty woman - Uma linda mulher


Johnny & June


Eternal sunshine of the spotless mind - Brilho eterno de uma mente sem lembranças


Pride and prejudice - Orgulho e preconceito


Avatar


If only - Antes que termine o dia


Edward Scissorhands - Edward Mãos de Tesoura


10 things I hate about you - 10 coisas que eu odeio em você


The notebook - Diário de uma paixão



A lot like love - De repente é amor


City of angels - Cidade dos anjos

Dirty dancing - Ritmo quente


Brokeback Mountain - O segredo de Brokeback Mountain


Bridget Jones's diary 1 and 2 - O diário de Bridget Jones 1 e 2


The twilight saga - A saga Crepúsculo


Australia - Austrália


The beauty and the beauty - A Bela e a Fera ( versão desenho)


A walk to remember - Um amor para recordar


The prince & me 1 and 2 - Um príncipe em minha vida 1 e 2


Tristan and Isolde - Tristão e Isolda


Titanic


Shrek 1, 2, 3, 4


P.S. I love you - P.S. eu te amo


Shallow hal - O amor é cego


The nightmare before Christmas - O estranho mundo de Jack


What happens in Vegas - Jogo de amor em Las Vegas


Mr. and Mrs. Smith - Sr. e Sra. Smith


Sweet November - Doce Novembro


Atonement - Desejo e reparação


Because I said so - Minha mãe quer que eu case


50 first dates - Como se fosse a primeira vez


Memoirs of a Gueisha - Memórias de uma Gueixa


Corpse Bride - A noiva cadáver


13 going on 30 - De repente 30


The Holiday - O amor não tira férias


My girl 1 and 2 - Meu primeiro amor 1 e 2


Before sunrise- Antes do amanhecer


Management - O amor pede passagem


 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Diretamente do céu, não muito diferente daqui.

Depois do telefonema eu só pedi pra mim mesma pra ficar jogada de toalha no sofá e rir o riso fácil e pesado que saía por causa de João Grilo e Chicó. Meu coração apertava e pulsava um pedido pra eu sair da toalha e ir até você. Só aí é que ele realmente ficaria bem. As suas atitudes e os momentos com/sem você vinham fáceis na minha cabeça, e eu ainda me perguntava se era real, se você era real. Acho que seu nome na verdade é amor, porque você realmente o faz, e sabe como amar. Até que nesse tempo de lembranças (minha cabeça agora sempre no mesmo sentido de rotação e eu na tristeza), o tempo também passou. Só doeu mais. Nem o brigadeiro ajudou, nem o toque da gaita que eu tanto gosto, que realmente não ressuscita, deixa pros amigos espertos como João Grilo e Chicó, que vão atrás das coisas com esperteza. Ahh se o meu sentimento fosse esperto também!Mas quando diz respeito a sentir, esperteza é que não tem mesmo. A noite caiu, jantei, me vesti...toda essa sequência porque queria ir em busca de um anjinho. Assim que desliguei o telefone, fui atrás dele. Achei um, e quando a vendedora disse que rezava, o ligou e eu ouvi o "pai nosso" foi ainda mais nostálgico e impactante porque você, meu anjo, rezou pra mim. Sei que vai ficar interminado, mas minha cabeça agora dói e meus olhos ardem, já são 00:54 e tenho que acordar cedo. Sono que ultimamente tem servido de alerta pra minha cabeça. Melhor ainda, pra ver se eu a desligo e aciono logo a parte que regenera o meu coração. Meu ponto final agora termina (e na verdade aparece pela primeira vez) com duas palavras: Te amo.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Canção

"Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar

Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...

Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas."

Meireles, Cecília.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Living Art


We...together!

por Lorena Calderón.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Tempo

Eu ainda vou parar naquela mesma rua e ler aquele texto pintado na parede. Minha "loucura de amor" não ficara tão cansativa, podia ler uma mensagem num muro!Em que cidade eu estou mesmo? Uma mensagem grande, não de extensão, de grandeza mesmo!Era num desses muros de propaganda de tinta, e pelo menos esse texto foi digno de ser pintado, o marketing então...uma beleza!Pelo menos pra mim, que gostei. Procurei o nome da marca da tinta, e pensei:" Olha, pelo menos uma propaganda inteligente, ainda bem que não são apenas imagens de papagaios coloridos, ou de paisagens monótonas". Meus olhos ficaram agoniados porque meu corpo não permitia que eles pudessem lê-la, não podiam acompanhar a velocidade dos meus pés. Espertos que foram, fizeram uma leitura dinâmica e sorriram comigo, depois de sintetizar grande parte do que tinha ali. O título, "O tempo passa" era seguido por seis linhas abaixo, em que as primeiras lembro que dizia assim:" Aproveite cada minuto, beije lentamente, perdoe rapidamente, ame de verdade." O resto resumia-se no fato de que devemos aproveitar cada segundo que nos resta, já que o tempo passa. Eu realmente sabia que ele passava, meu corpo corria contra ele, minha mente também. Olhava pro relógio a cada minuto e apressava o passo. Eu tinha que chegar a tempo de vê-lo, porque já eram 17:35 e eu tinha apenas 1 hora para aproveitar o meu momento com ele. Corri contra o tempo mas queria tempo demais. Depois já não queria todo tempo que o tempo quisesse me dar, apenas queria/queríamos pará-lo. Tempo que nos faz temer todo tempo que passa. Mas ele sempre vale a pena quando diz respeito à...pôr em prática o que o singelo texto diz. Quando você menos espera, vem o desejo de paralisar tudo ao redor, menos...nós.

domingo, 23 de maio de 2010

Dia de domingo

É difícil escrever quando se tem muito o que dizer, mas se quer escrever pouco. Ainda assim,  a nossa mente acaba nos driblando, acabamos por escrever apenas uma coisa, ou duas, ou três...mas não todas que queremos (até mesmo porque particularmente não gosto de sintetizar, mas de detalhar).Talvez amanhã, talvez depois, talvez no fim do ano tenha escrito o que queria, ou não, talvez só me lembre disso porque esse texto vai ficar gravado aqui. Minha cabeça tá como a de quem passou por muitas situações ontem à noite e acordou agora, com imagens e momentos vindo aleatoriamente, embora nem tão aleatoriamente, porque preferimos algumas situações, e são essas as que vem por lembranças. Tudo tão desconectado agora, tão longe...mas eu  fiz, eu estava lá. Acordar é sempre um novo dia, novas atitudes, novos deveres de fazer com que reapaixonem-se por você, embora muitos achem que já fizeram demais, ontem. Quando a gente ainda no travesseiro, reflete, pensa em levantar e sabe que deve agir reconquistando a todos, como em "Como se fosse a primeira vez" . Com quem acontece isso? Tarefa difícil essa, muitos ainda ligados às suas atitudes de ontem, você aparece com novas, melhores e não te reconhecem mais, te discriminam ao ponto que você se desanima, não é? Ou você simplesmente acha que devem agir com você, não você com eles. "Me teve como filho, então, aguente as consequências", sem saber que você, que pensa assim, que acaba carregando as maiores e mais dolorosas consequências.Que mente doida essa. Totalmente fora do foco do que eu queria escrever, mas já percebi que ela leva sempre os meus dedos a refletir nas palavras, e é aí que você que lê, reflete também. Por que ela insiste em lições reflexivas? Talvez porque ache que devamos ter paciência também pra refletir, meditar, olhar a situação de fora e assim, primeiro conhecermos à nós, mas cada um a si próprio, antes. É ilusão que a mudança parta do geral, é fato que parte de cada um, cada um que insiste nisso, não desanima, como muitos fazem. O dever me chama, vem ditado por...essa pessoa mesmo, que você tá pensando. Mas eu podia ficar aqui, ainda por horas, embora sei que não é o certo a ser feito, não pelo menos agora. Concluo assim (pode até ser que não tenha nexo com o início, mas...o poder agora está nas minhas mãos heheh): a humanidade tem andado por um caminho que, não é um caminho em que não tenhamos poetas, apenas muitos ainda não descobriram que o podem ser; não é que não tenhamos românticos, mas é que muitos têm vergonha de sê-los; não é que não tenhamos pessoas muito boas, mas é que insistem em noticiar e mostrar as ruins; não é que sejamos pessimistas, mas falta esperança, e essa vem com a fé, bem implícita hoje em dia. Ela tem andado por um caminho em que alguns médicos preferem receitar primeiro o soro (água+açúcar+sal) pra depois receitar o remédio, em que muitas curas na verdade, são espirituais. O espiritismo está em tudo. E não vejo a hora de que todos tenham o conhecimento disso. É fácil nos assustarmos com o desconhecido, com informações falsas que misturamos e nos fazem crer no que falam, onde muitos já não sabem em que acreditar e se dizem ateus, baseando-se apenas numa filosofia própria. É difícil discernir as contradições nas religiões, mas todas têm um ponto em comum: Deus é o pai de todas elas. Nós estamos num plano material, mas já sabemos que no nosso corpo habita uma alma, o que poucos sabem é que o plano superior é apenas espiritual, nada é movido por materiais, tudo é tão...divino e superior. Passamos por provações aqui na Terra, muitos sofrimentos que resultam num bem...a nossa evolução. Não adianta pedir ajuda divina quando se está mal, você a tem, mas logo depois a abandona e se vê na mesma situação, é como ter um "amigo" e só procurá-lo para pedir ajuda, mas com um diferença, o amigo te mostra que não vai tocar mais de acordo com suas notas, e sai da sua vida. Mas a ajuda dos "céus" não, sempre está disposta à você, porque também sabe que um dia, você vai aprender. Aprender a conhecê-la e praticá-la com o seu próximo.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Sem manipulação, por favor!

O que leva uma pessoa a sentir desprezo pela outra? "Existe uma facilidade para que ocorra o aprendizado do preconceito, o sentimento desprezível pelo outro pode ser facilmente apreendido. Todo esse sistema é passado de geração para geração persistindo numa determinada cultura"...infelizmente!
Por que uma pessoa preconceituosa acha que sabe emitir uma opinião sobre determinado assunto se são essas as que tem um conceito pré-concebido, feito?Isso é ter opinião?
É contraditório se eu falar:"Não tenho nada contra os homossexuais, mas se meus filhos chegassem e falassem que são, só conviveria com eles se mantivessem sigilo". Como assim? Eu sou ou não preconceituosa?Porque se eu realmente não sou, vou debater sobre o assunto, discutir abertamente e apoiar, afinal, se eu não esteriotipo, se eu não generalizo superficialmente, é porque sei que minha opinião tem fundamento. Iria começar a amar menos os meus filhos por causa disso? Eles instantaneamente mudariam suas ações? Não, eu os apoiaria, não precisaria impor sigilo, porque se eles escolheram tal opção, eu, como mãe, consequentemente educadora, mas além de tudo, um ser racional, sei que os princípios dos meus filhos não vão ser feridos, pelo contrário, vão torná-los mais fortes e com mais garra para que sejam felizes da maneira que são, ou pretendem ser. O preconceito, tanto social, sexual quanto racial ainda é debate latente na sociedade, numa sociedade que ainda vive mais de aparências exteriores que interiores; não ter dinheiro não significa ter menos capacidade ou generosidade (na maioria das vezes é falta de oportunidade, oportunidade de cursar boas faculdades, cursinhos) ninguém é superior a outro alguém por apresentar uma melhor qualidade de vida;ou por ter nascido branco, negro, amarelo, azul, verde;ou ainda por ser homo, bi, 'trissexual'. Eu não vou deixar de ser menos humana em qualquer circunstância que não seja por agir com crueldade, violência, irracionalidade, estes fatores sim, é que deveriam ser discriminados!
Observar as características de um grupo, os costumes, as maneiras de agir, vestir-se, portar-se de um povo sem entrar para o campo da discriminação e agressividade, é uma forma ilustrativa e educativa de ter bagagem para uma maior visão de mundo e sabedoria. O preconceito é um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, não é fundamentado num argumento ou raciocínio, por ser irracional.Por isso...
Não ao preconceito mascarado!NÃO ao preconceito!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Demorei, mas voltei...

"Vida louca vida, vida breve
Já que eu não posso te levar
Quero que você me leve
Vida louca, vida imensa
Ninguém vai nos perdoar
Nosso crime não compensa
Se ninguém olha quando você passa
Você logo acha
Tô carente, eu sou manchete popular
Tô cansado de tanta babaquice, tanta caretice
Dessa eterna falta do que falar...falar... "

e viva CAZUZA!