quarta-feira, 3 de março de 2010

Sem manipulação, por favor!

O que leva uma pessoa a sentir desprezo pela outra? "Existe uma facilidade para que ocorra o aprendizado do preconceito, o sentimento desprezível pelo outro pode ser facilmente apreendido. Todo esse sistema é passado de geração para geração persistindo numa determinada cultura"...infelizmente!
Por que uma pessoa preconceituosa acha que sabe emitir uma opinião sobre determinado assunto se são essas as que tem um conceito pré-concebido, feito?Isso é ter opinião?
É contraditório se eu falar:"Não tenho nada contra os homossexuais, mas se meus filhos chegassem e falassem que são, só conviveria com eles se mantivessem sigilo". Como assim? Eu sou ou não preconceituosa?Porque se eu realmente não sou, vou debater sobre o assunto, discutir abertamente e apoiar, afinal, se eu não esteriotipo, se eu não generalizo superficialmente, é porque sei que minha opinião tem fundamento. Iria começar a amar menos os meus filhos por causa disso? Eles instantaneamente mudariam suas ações? Não, eu os apoiaria, não precisaria impor sigilo, porque se eles escolheram tal opção, eu, como mãe, consequentemente educadora, mas além de tudo, um ser racional, sei que os princípios dos meus filhos não vão ser feridos, pelo contrário, vão torná-los mais fortes e com mais garra para que sejam felizes da maneira que são, ou pretendem ser. O preconceito, tanto social, sexual quanto racial ainda é debate latente na sociedade, numa sociedade que ainda vive mais de aparências exteriores que interiores; não ter dinheiro não significa ter menos capacidade ou generosidade (na maioria das vezes é falta de oportunidade, oportunidade de cursar boas faculdades, cursinhos) ninguém é superior a outro alguém por apresentar uma melhor qualidade de vida;ou por ter nascido branco, negro, amarelo, azul, verde;ou ainda por ser homo, bi, 'trissexual'. Eu não vou deixar de ser menos humana em qualquer circunstância que não seja por agir com crueldade, violência, irracionalidade, estes fatores sim, é que deveriam ser discriminados!
Observar as características de um grupo, os costumes, as maneiras de agir, vestir-se, portar-se de um povo sem entrar para o campo da discriminação e agressividade, é uma forma ilustrativa e educativa de ter bagagem para uma maior visão de mundo e sabedoria. O preconceito é um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, não é fundamentado num argumento ou raciocínio, por ser irracional.Por isso...
Não ao preconceito mascarado!NÃO ao preconceito!